sexta-feira, 7 de março de 2008

Eduardo de Jesus Santos

Fregueses - Boa tarde!
Sr. Eduardo (o tasqueiro) - Boa tarde! Então o que vai ser?
Fregueses - Era uma mini e uma tacita de tinto.
Dona Lurdes (esposa do sr. Eduardo) - Ó Eduardo, olha que o branco acabou!
Sr. Eduardo - FOD*-SE, CARALH*, mas alguém falou em branco?! Rai's partam esta mulher!

Foi assim a chegada à tasca/casa de pasto Eduardo de Jesus Santos, seguido da explicação que não haviam minis, só médias (as "puras") , vinho e sumos. Atrás do balcão o sr.Eduardo é um monstro da tasquice. Cospe no chão (vá lá, sejamos justos, é para o caixote do lixo, mas como está atrás do balcão dá essa ideia), insulta a mulher, usa o melhor vernáculo do léxico da Língua Portuguesa, senta-se a beber e a comer primeiro que todos os outros (e melhor). Odeia espanhóis e acredita em Deus e nos espiritas.
A dona Lurdes não é fã de linguagem ordinária e lá vai avisando o esposo que não tem necessidade de a usar, levando a inevitável resposta "eu estou em casa, digo o que quero, caralh*", mas tem uma boa mão para os petiscos. Recomenda-se as febras de cebolada e as "moletes" (vulgo omoletes).
Neste estabelecimento sito na Rua das Padeiras (número 66) existe mais uma das chamadas "máquinas infernais", mas esta é daquelas com garra que quase é preciso inclinar 90º para agarrar alguma coisa. Alguns fregueses mais assíduos já dominam a arte, assim como o sr.Eduardo. Consta que este, logo que a máquina é abastecida, tira os melhores prémios para posteriormente os vender...
Uma passagem obrigatória!




Aspecto: 5 laurélios
Clientela: 5 laurélios ("de mau!")
Serviço: 5 laurélios
Bebidas: 5 laurélios
Petiscos: 4 laurélios
Pormenores de classe: máquina infernal, o tasqueiro em todos os aspectos, wc no andar superior (com escadas próprias à queda dos menos sóbrios e a passerelle que é a rua vista de dentro...

8 comentários:

Jaymz disse...

O diálogo inicial é soberbo.

Anónimo disse...

Pois hoje fez-se (eu + o Sr. PNM) a visita ao Sr. Eduardo, ficando a ementa pelas iscas de cebolada (frias como se querem) e 2 médias fresquinhas a preceito.

Ficámos a saber que o xor Eduardo já não liga ao Benfica, e o último jogo que assistiu decorreu antes mesmo do fatídico dia do meu nascimento.

Achoq ue só merece 4 laurélios no aspecto... há melhor. Do resto não se pode avaliar com 2 ou 3 visitas, penso que é necessária mais exploração.

Tascas de Coimbra disse...

caro gastritis, muito obrigado pelo comentário!

é explorar com mais visitas pois!! esta e outras!

quanto à classificaçao, nao concordamos com o seu 4. alias achamos até um 5 muito bem atribuido!
se bem que agora andou a pintar o tecto e tal.. mas só a foto do Sr. eduardo pendurada no pilar vale um 3 por si só.

Anónimo disse...

Quero acrescentar um ponto extra, pelo facto de em poucos sítios se poder beber médias com iscas e ouvir o terço na renascença.... belíssimo.

Mas o xor Eduardo não mudou o posto... fez o comentário admirado por tão belo programa e ficámos alegremente os 3 a ouvir.

Tascas de Coimbra disse...

nao sabia o sr eduardo catolico...
sabia-o crente em espiritismo e bruxas.. o terço é novidade."estamos sempre a aprender"....

Tascas de Coimbra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas onde fica esta perola da tasquice?

Tascas de Coimbra disse...

boa tarde, caro anónimo, no texto diz onde fica: "
Neste estabelecimento sito na Rua das Padeiras (número 66).."
pode-se dar uma dicas: é na rua do calçado guimaraes, um pouco mais à frente, fica mesmo em frente a uma loja de roupa, a w52 creio.fica numa esquina.

boa descoberta e bons copos!