domingo, 20 de janeiro de 2008

Farmácia



Não é tarefa nada fácil encontrar esta tasca devido às obras que se vão arrastando na Rua Velha. Neste caso o 13 é mesmo o número da sorte para quem vai em busca do "xarope" que lhe dê a saúde mental para aguentar a labuta diária. De aspecto tísico mas com uma verdadeira esplanada onde concerteza no Verão se cheirará o aroma a sardinha assada, este snack-bar oferece-nos o que de melhor tem uma família. Quem lá entra pela primeira vez não fica com a sensação de ser olhado de alto a baixo e rapidamente é integrado nas (inúmeras) brincadeiras que tanto tasqueira (!) como clientela praticam. De salientar a presença do Sr.Lino, o verdadeiro apreciador de vinho que só à 2ª ou 3ª visita conseguimos compreender (tem o chamado dialecto alcoólico-murmurante). É possível ainda gastar uma moeda de 0,50€ para tentar ganhar nas rifas um dos chocolates expostos (jogo com bastante adesão que exemplifica o velho provérbio "onde joga um português, jogam logo dois ou três"...).


Aspecto: 5 laurélios
Clientela: 5 laurélios
Serviço: 5 laurélios
Bebidas: 4 laurélios
Petiscos: 3 laurélios (bifanas com caril?!)
Pormenores de classe: o dialecto de certos clientes e a máquina das rifas ("uma vez iniciado o processo, este torna-se irreversível")

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço e aprecio!

Unknown disse...

Olá Boa Tarde! Sou de cá de Coimbra e também cá estudei, e pelo menos estive em três jantares nesta bela tasca, em que sempre comemos no pátio de entrada! Melhor sítio para se comer chanfana sem dúvida! Porém ultimamente ouvi dizer que terá fechado, devido aos inúmeros assaltos causados pelo acesso facilitado às janelas de cima através dos andaimes de uma requalificação urbana que não anda nem desanda! Realmente é pena...